Os planadores são modelos que precisam de alguma forma serem lançados, manualmente ou usando um outro avião como rebocador. Após lançados esses aeromodelos planam com ou sem o apoio de um motor, e o aeromodelista faz então o controle e o voo pelo controle remoto normalmente. Existem uma grande diversidade de modelos e a baixo custo. É um modelo muito utilizado por iniciantes, pois são relativamente fáceis de controlar e voam com menor velocidade. Também são bem mais silenciosos, até mesmo os modelos com motor.
O aeromodelo planador sem motor também é conhecido como planador de colina, pois o avião é lançado do topo de um morro e então o voo é controlado pelo piloto. A grande vantagem é que não há gasto de bateria e pode-se voar por muito mais tempo, o que é muito importante para quem está aprendendo. A desvantagem é que os locais de voo ficam geralmente longe e o dia de voos é como uma dia acampando, ruim para quem não gosta de muito contato com a natureza ou não tem opções próximas.
Outra modalidade é o voo termal, aonde o aeromodelista utiliza-se de camadas de ar térmicas para ganhar altitude e fazer o seu voo. Porem é preciso bastante experiência em aeromodelismo com planadores para conseguir realizar o voo.
Já nos motoplanadores, o aeromodelo possui um pequeno motor, normalmente elétrico, o que ajuda a estender o tempo de voo e permitir maior controle. Nesse caso o aeromodelo pode ser lançado manualmente, normalmente quando é um planador de isopor, ou rebocado por um outro aparelho, que o ajuda a decolar e ganhar altitude. Esse é o tipo mais utilizado pela praticidade e possibilidade de se praticar em mais lugares.
Os modelos mais comuns são:
- Easy Start
- SkyWalker
- Glider
Veja abaixo um voo de um: aeromodelo planador elétrico Easy Start: