DJI Phantom 4

DJI Phantom 4

A DJI lançou em 2016 a nova versão da sua linha de drones Phantom, o DJI Phantom 4.

Para quem não conhece, a DJI é uma empresa chinesa líder na fabricação de drones. Na verdade ela é mais que isso, os drones da DJI são referência e estão entre os melhores drones do mercado, sendo a DJI considerada por muitos a Apple dos Drones, tanto pela qualidade de seus produtos, quanto pelas inovações lançadas a cada novo lançamento.

A linha DJI Phantom é a mais popular. São quadricópteros equipados com câmeras poderosas, com excelente velocidade de reação e movimentação além de recursos de controle muito avançados. Por isso, além do uso para diversão, são muito utilizados por profissionais de fotografia, filmagem e jornalismo em geral.

O DJI Phantom 4

Drone Phantom 4A versão 4 da linha Phantom não é um simples brinquedo, ela é voltada principalmente para o uso profissional, para a captação de vídeos e imagens, sendo muitas vezes tratada como um câmera voadora. No entanto, há sempre quem deseja ter em mãos a última versão desses drones para diversão, registro de viagens e momentos entre amigos e família, e não há nenhum problema com isso, desde que seja usado com responsabilidade.

Os drones Phantom são controlados por um controle remoto que vêm com o produto e que deve ser acoplado a um device (celular ou tablet) para os comandos avançados. No controle são realizados os comandos de velocidade e direção, enquanto que no device, pelo aplicativo DJI GO, são realizadas as configurações e comandos avançados, além de ser possível acompanhar as imagens da câmera ao vivo.

Ao receber o produto, que vem em um bom case, basta carregar e encaixar a bateria, as hélices, instalar e atualizar o software, realizar os procedimentos de alinhamento e pronto, é só voar e filmar.

Características e Funcionalidades

phantom-4-com-controleO Phantom 4 pode chegar a uma velocidade de 72 Km/h no modo esporte, pode voar a até 5 Km de distância do dono e subir a uma altura de 1,5 km, apesar da recomendação ser de mantê-lo em no máximo 500m de altura.

Essa versão também possui um conjunto de câmeras/sensores utilizados para mapear o ambiente ao redor do aparelho, com o intuito de detectar e impedir o impacto do drone em objetos como paredes, árvores, pedras e etc. O drone detecta e bloqueia o avanço do aparelho.

Outra funcionalidade muito interessante é a função que permite seguir uma pessoa ou objeto. O usuário marca pelo software um objeto ou pessoa, e o drone mantém a câmera voltada para esse objeto, mesmo que ele se mova. Além disso é possível marcar um ponto na tela do aplicativo e dar o comando para o Phantom 4 voar para aquele local.

drone com câmeraQuanto à câmera, ela pode gravar vídeos em 4K e Full HD. além de fazer fotos, veja mais detalhes da especificação abaixo. As imagens são exibidas online no tablet ou celular usado para controle, mas também são gravadas em um chip de memória no aparelho. O drone é equipado com um dispositivo para estabilização das imagens por meio de campo eletromagnético, mantendo a câmera equilibrada e estável, mesmo em velocidade e com ventos fortes. O aplicativo também permite controlar a exposição e a velocidade do obturador, como em uma câmera profissional, além de possuir o modo automático para os mais leigos no assunto.

A bateria, como é comum nos drones, não dura muito. Segundo as especificações da DJI, a autonomia máxima é de cerca de 28 minutos.

O Phantom 4 possui diversas outras funcionalidades, configurações e diferentes modos de operação e há muito o que ser explorado, possibilitando muita diversão, e especialmente para os profissionais, imagens espetaculares.

Especificações Técnicas

  • Peso total: 1,380 kg
  • Diagonal: 350 mm (sem hélices)
  • Velocidade máxima de subida: 6 m/s
  • Velocidade máxima de descida: 4 m/s
  • Velocidade máxima: 20 m/s ou 72 km/h (modo Sport)
  • Tempo de voo máximo: cerca de 28 minutos
  • Distância do sensor de obstáculo: 0,7 metro a 15 metros
  • Resolução de vídeo: 4K a 24 fps; 2,7K (2704×1520) a 24, 25 e 30 fps; Full HD (1920×1080) a 24, 25, 30, 48, 50, 60 e 120 fps; HD (1280×720) a 24, 25, 30, 48, 50 e 60 fps
  • Bitrate máximo de vídeo: 60 Mbps
  • Formato de vídeo: MP4 / MOV (MPEG – 4 AVC/H.264)
  • Sensor da câmera: 12 MP (1/2.3”)
  • Lente: 20 mm com f/2.8 e campo de visão de 94º
  • Velocidade do obturador: 8s -1/8000s
  • Tamanho máximo de imagem: 4000×3000 pixels
  • Formatos de foto: JPEG, DNG (RAW)
  • Bateria do drone: 5.350 mAh
  • Bateria do controle: 6.000 mAh
  • Frequência do controle: 2.4 GHz a 2.483 GH
  • Temperatura para operação: 0°C a 40°C
  • Localização: GPS / GLONASS

Diferenças entre o Phantom 4 e 3

Diferenças Phantom 3 e 4Apesar de semelhantes, o DJI Phantom 4 está com um visual mais moderno e elegante que a versão anterior. A estrutura é de magnésio, reduzindo o peso mas mantendo a rigidez e estabilidade da estrutura.

A integração entre o drone e a câmera também melhorou, fazendo parecer um só dispositivo. Houve também uma pequena mudança no tamanho e disposição da bateria, melhorando sua refrigeração, consumo além de contribuir com a velocidade e estabilidade do aparelho.

A embalagem em que o Phantom 4 é enviado é também mais resistente e bonita, e embora de isopor, pode ser tranquilamente utilizada como um case de transporte.

Além disso, funções como as que permitem seguir um objeto ou pessoa e o mapeamento do ambiente e bloqueio de impactos são um diferencial, inclusive entre os demais aparelhos do mercado.

A versão Phantom 4 PRO e PRO+

DJI Phantom 4 PRO+Mais recentemente ainda, a DJI lançou as versões PRO e PRO+ do Phantom 4. Essas versões possuem upgrades na câmera, no sistema de mapeamento, nas funcionalidades e configurações do software, bateria e até mesmo no controle.

A câmera da Phantom 4 PRO agora permite a captura de imagens a 4K e 60fps ajudando nas imagens em slow motion (câmera lenta), além disso pode tirar fotos em 20 megapixels, na versão inicial o máximo é 12.4 Megas. Ela também pode tirar 14 fotos por segundo no modo burst e o bitrate foi aumentado de 60 para 100Mbps. Nas opções de controle foi adicionada a habilidade de ajuste de abertura da lente.

Outro grande upgrade foi no sistema de mapeamento e bloqueio de impacto, a versão inicial possui duas câmeras/sensores na frente do aparelho, impedindo as colisões quando o drone está se movimentando para frente. A versão PRO possui mais dois sensores adicionais, nas “asas” traseiras, possibilitando um mapeamento 360º.

Devido a melhorias no aparelho, a autonomia da bateria também melhorou, mas pouco, podendo chegar a até 30 minutos.

Já a versão Phanthom 4 PRO+, possui as mesmas atualizações da PRO, mas com o adicional de um visor já acoplado no controle, não sendo necessário o uso de um celular ou tablet. Esse visor possui 5.5 polegadas e resolução de 1920 x 1080, com a vantagem de um brilho melhor do que a maioria dos celulares utilizados. Ele já vem com o aplicativo DJI GO instalado além das mídias sociais mais populares. Possui também Wi-Fi, Microfone e Speaker acoplados no controle. A tela acoplada não pode ser removida e substituída por um smartphone para o controle.

Veja abaixo o vídeo oficial de lançamento da DJI Phantom 4 PRO:

Preços e Onde Comprar

Como explicamos, o Phantom 4 é muito mais voltado para o uso profissional, e isso se reflete no preço.

Ao comprar o drone, tenha atenção na versão, se é o Phantom 4 padrão, ou as versões PRO e PRO+, isso reflete no preço e pode fazer ou não diferença para quem está comprando.

Em sites nacionais é possível encontrar o drone com valores entre R$ 7.000,00 e R$ 8.000,00, sempre com possibilidade de parcelamento. Abaixo alguns sites aonde o produto é encontrado, o link leva direto ao Phantom 4 padrão:

Em sites de importação, os preços variam em $1.000,00 e $1.500,00 dólares. Nesse caso é importante considerar também o valor do frete, do seguro, o tempo de entrega, e a possibilidade da aplicação de taxas quando o produto chegar no Brasil. Algumas indicações de sites são:

Caso tenha interesse, conheça também os modelos da linha Phantom 3.