Aeromodelo Treinador

aeromodelo-treinador-basicoUm aeromodelo treinador, ou trainer, é o tipo de aparelho mais recomendado para quem está iniciando no aeromodelismo pois possuem características de voo voltadas para o aprendiz.

Existe no mercado vários modelos desse tipo de avião, nacionais e importados. Pode-se encontrar tanto modelos em escala, mais bonitos e bem acabados, quanto modelos mais simples, que tem simplesmente a função de voar da maneira mais estável possível. Os mais simples são muito recomendados para iniciantes, pois tem menor custo e são de fácil manutenção pois como devem saber, a probabilidade de alguma quebra no começo do aprendizado é grande. Há também os modelos em escala que imitam o design dos aviões originais.

Recomenda-se que quem está querendo começar no aeromodelimo faça um curso completo que ensine todos os passos para praticar o hobby da maneira mais segura e econômica possível.

aeromodelo_treinador_escalaO treinador típico é um modelo de asa alta, aquele cuja asa fica acima da fuselagem, de preferência com hélice grande, porém pode haver variações. Com essas características, haverá estabilidade suficiente para permitir que o avião voe enquanto o iniciante observa suas mãos, e ser capaz de voar vagarosamente o suficiente para dar tempo de pensar. Um modelo maior tem a vantagem de ser mais fácil de ver, e pode também ter a vantagem de ter um voo mais suave, porém pode exigir mais recursos na hora da construção ou de reparos. O aeromodelo treinador típico utiliza um rádio de 4 canais e motor de classe .40 ou um motor elétrico. Para ainda mais estabilidade opte também por asas quadradas, retas e inteiriças.

Normalmente os aeromodelos treinador mais utilizados para iniciantes  são os aeromodelos elétricos, principalmente do tipo Cessna 182

Veja abaixo alguns exemplos site da BangGood:

Veja no vídeo abaixo um aeromodelo treinador com motor .40: