Aeromodelos

aeromodelosOs aeromodelos podem ser classificados e diferenciados principalmente quanto à sua maneira de propulsão como também pelo modelo do avião, pelas suas características, por exemplo, alguns são mais estáveis, outros mais acrobáticos, velozes e etc.

Para quem está tentando escolher seu primeiro aeromodelo, esse vídeo vai ajudar bastante.

Agora vamos falar aqui sobre alguns deles.

Tipos de Aeromodelos – Propulsão

Propulsão Elétrico

É um tipo de aeromodelo que vem sendo muito utilizado atualmente, com um motor elétrico e mais leve o aparelho pode ser menor, podendo ser praticado em pequenos espaços como quadras cobertas ou descampados. Além disso normalmente possui um custo menor para compra e manutenção, principalmente pelas diversas possibilidades de importação. Por tudo isso esses modelos elétricos são muito usados por iniciantes.

Sem propulsão ou Planadores

São modelos que precisam de alguma forma serem lançados e após isso planam com o apoio de um motor para que seja feito o controle.

Propulsão a Gasolina

Os aeromodelos a gasolina tem caído muito em desuso em lugar dos glow e elétricos. Esse tipo de aeromodelo costuma ser bem mais caro e de difícil manutenção exigindo bons conhecimentos de mecânica. Também são grandes e exigem um grande espaço para o voo. Porém, são conhecidos por ser mais potentes e com grande confiabilidade e resistência.

Propulsão Glow

Os aeromodelos glow são um dos mais utilizados pelos aeromodelistas. Esses modelos utilizam motores mais simples que os a gasolina e são movidos por um combustível que é uma mistura de metanol, óleo e nitrometano. Costumam ser modelos maiores que os elétricos e com isso necessitam mais espaço para voar, ou seja, é preciso uma pista para pousos e decolagens, ou algo semelhante.

Confira esse vídeo com o registro de voo de um aeromodelos planadores com uma GoPro. Sensacional.

Tipos de Aeromodelos – Modelo de Avião

Treinador

São os modelos indicados para iniciantes. Um típico aeromodelo treinador é um modelo de asa alta que utiliza um rádio de 4 canais e motor de classe .40 ou um motor elétrico. Esse modelos tem maior estabilidade e com isso facilitam o controle de quem está começando.

A Jato

Essa seria uma categoria avançada de aeromodelos, para aeromodelistas já com experiência. Esses aeromodelos possuem uma turbina e com isso atingem grandes velocidades exigindo muita perícia para que seja controlado.